Vida e formação
Dietrich Bonhoeffer, nascido em 1906 em Breslávia (então na Alemanha, atualmente parte da Polónia), foi um influente teólogo e pastor. O seu brilhantismo académico precoce levou-o a estudar teologia, culminando num doutoramento na Universidade de Berlim. O seu rigor intelectual e a profunda fé lançaram as bases para os seus futuros contributos ao pensamento e à ética cristã.
Resistência contra a tirania
Nos anos 30, com a ascensão ao poder do regime nazi, Bonhoeffer tornou-se um opositor declarado, arriscando a vida para denunciar a crescente tirania. Teve um papel fundamental na Igreja, principal núcleo da resistência cristã contra Hitler. Os seus escritos deste período, incluindo Sequela, continuam a ser obras de referência, destacando a sua convicção na “graça a alto preço”.
Envolvimento na conspiração
O compromisso de Bonhoeffer com a justiça levou-o a juntar-se àqueles que conspiravam para derrubar Hitler. O seu papel neste movimento de resistência foi tanto pastoral como político, oferecendo apoio moral e espiritual. O seu envolvimento na resistência alemã culminou com a sua prisão em 1943.
Martírio e legado
Encarcerado durante quase dois anos, Bonhoeffer continuou a escrever e a inspirar os seus companheiros de prisão. A sua execução, em abril de 1945, poucos dias antes da libertação, consagrou-o como mártir. Hoje, o legado de Bonhoeffer, como teólogo e mártir, continua a inspirar e a desafiar as pessoas a tomarem posições corajosas pela sua fé perante a injustiça.
Bonhoeffer para crianças
Já disponível uma fascinante introdução à vida de Bonhoeffer num belíssimo livro ilustrado, ideal para inspirar os mais pequenos: “Dietrich Bonhoeffer: O professor que se tornou espião”, de Molly Frye Wilmington, ilustrado por Marcin Piwowarski e publicado pelo CLC Portugal.